Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Boas práticas voltadas à pecuária foram promovidas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) a pecuaristas e estudantes, de Silves (a 204 quilômetros de Manaus). As atividades incluíram uma visita técnica à Unidade Demonstrativa (UD) de Pastejo Rotacionado do órgão e a palestra “Pastejo Rotacionado como Alternativa para uma Pecuária Sustentável”.
A palestra ocorreu na sexta-feira (04/04) e reuniu 30 estudantes do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Conforme a zootecnista do Idam, Maria Oliveira, a capacitação foi realizada no Cetam do município e teve duração de duas horas.
“Durante a palestra, os estudantes tiveram acesso a informações sobre o pastejo rotacionado, que é um sistema de manejo de pastagens que consiste na divisão de áreas em piquetes e, também, em alternar o acesso dos animais entre eles. Além disso, a técnica tem como foco o aumento da produção animal alinhada à sustentabilidade”, disse a zootecnista, ao pontuar que a atividade contou com o apoio da Secretaria de Produção do município.
A equipe técnica conduziu também uma visita à UD de Pastejo Rotacionado, onde técnicos do Idam avaliaram a área para a definição do tipo de capim a ser plantado para o pastejo. “Essa é uma atividade que precisa ser realizada por meio de visita física, pois, dessa forma, é possível dar continuidade à instalação da unidade”, observou Maria.
A UD está em processo de instalação na propriedade do pecuarista Adomiran Batista Lira, que é assistido pelo Idam, por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Silves. A iniciativa tem como objetivo a difusão de boas práticas e tecnologias no pastejo rotacionado como alternativa sustentável à pecuária tradicional.
Com informações da Assessoria de Comunicação do IDAM*
Foto: Divulgação/Idam